Você já pensou em estratégias para proteger a liquidez dos seus ativos? Se a resposta for não, Marcio Alaor de Araujo, renomado empresário no mercado financeiro, comenta que você precisa conhecer o swap, uma categoria de negociação capaz de beneficiar com diversas informações aqueles que a utilizam. Ficou curioso? Então não deixe de acompanhar este texto até o fim.
Antes de tudo, Marcio Alaor de Araujo explica que swap pode ser traduzido, em português, como “troca” e é utilizado para contratos futuros. Na prática, é utilizado no mercado de derivativos no qual as partes, isto é, diferentes empresas, transferem entre si desde riscos e retornos, até indexadores e taxas de juros, a fim de que a posição de cada uma seja diferente diante de um determinado ativo, ou seja, que seja positivo e que garanta retorno para a mesma.
Além disso, existem alguns tipos de swap que o empresário Marcio Alaor de Araujo julga necessário conhecer, ainda que o objetivo seja sempre trocar riscos e retornos, por exemplo. Desse modo, o primeiro deles trata-se do swap cambial que refere-se à troca de variações de moedas. Já o swap de juros trata da opção de utilizar as taxas de juros em diferentes operações.
Há ainda, segundo explica Marcio Alaor de Araujo, o swap de índices que diz respeito a variáveis de índices de preços e/ou ações. Ademais, há também a última opção, chamada de swap de commodities, que garante a firmação de contratos com base nas cotações de, afinal de contas, commodities, como o boi, petróleo ou café, por exemplo.
Outrossim, se você está se perguntando, afinal, qual o objetivo central das operações que utilizam swap, o empresário Marcio Alaor de Araujo explica. De maneira geral, o objetivo é dividido em quatro, sendo que o primeiro trata-se da finalidade de utilizar estratégias que promovam a proteção dos ativos (hedge), enquanto a outra refere-se à busca por ganhos financeiros. Além da finalidade de substituir rendimentos pré-fixados pelos pós-fixados e trocar a liquidez de ativos.
Em outras palavras, os objetivos consistem, primeiramente, em prever as variações de um determinado ativo para que se proteja o mesmo e garanta, consequentemente, resultados positivos, além de lucrar através dos riscos nas operações. Ademais, o renomado Marcio Alaor de Araujo explica, por fim, que trocar rendimentos líquidos por outros que sejam ainda mais rentáveis também consiste no objetivo geral dessa negociação.