Como comenta Renzo Telles, a realidade aumentada (RA), uma tecnologia que combina elementos virtuais com o mundo real, está transformando a maneira como os consumidores interagem com o comércio eletrônico. Quer saber como essa ferramenta está remodelando a forma como as empresas interagem com os consumidores? Prossiga com a leitura.
Como a RA permite a interação com o produto?
Comprar produtos online pode soar pouco convidativo para aqueles consumidores que preferem ter uma visualização mais real da mercadoria. Desse modo, a RA tem contribuído para esse modelo de comércio, permitindo que os clientes tenham uma visualização em 3D dos produtos, e interajam o máximo possível com eles.
Essa tecnologia também permite que os consumidores explorem detalhes mais específicos do produto, o que não é possível com uma simples imagem estática. Assim, conforme explica Renzo Telles, eles podem testar diferentes opções de cores e acabamentos, girando, ampliando e recolocando o item em diversos ângulos, o que reduz muito as taxas de devolução.
Em quais nichos essa tecnologia pode ser implementada?
Além disso, essa tecnologia também permite uma experiência mais personalizada e interativa para o comprador. Por exemplo, é possível que os clientes experimentem roupas, calçados e acessórios utilizando a câmera de seu dispositivo, facilitando ainda mais o processo de escolha que seria mais demorado em uma loja física.
Como menciona Renzo Telles, ao contrário do que se pode pensar, essa experiência não se limita apenas à moda, podendo se estender para outros nichos. Portanto, a RA pode ser implementada em lojas virtuais de cosméticos, acessórios de decoração de residência, roupas para pets, eletrodomésticos, acessórios para automóveis, e muito mais.
Como essa tecnologia melhora a experiência do cliente?
Como aponta Renzo Telles, melhorias significativas também podem ser observadas na experiência do usuário que realiza uma compra utilizando a RA. Isso porque os consumidores podem realizar uma visualização mais tangível da mercadoria em qualquer lugar, não tendo que se locomover até uma loja física, e perder muitas horas do seu tempo.
Além disso, a RA pode ajudar a resolver um dos principais desafios do e-commerce: a falta de experiência sensorial. Como mencionado anteriormente, alguns clientes preferem visualizar pessoalmente os itens para ter maior noção de sua dimensão, mas esse aspecto pode ser claramente atendido pela realidade aumentada que oferece uma experiência virtual mais sensorial.
Em conclusão, como ressalta Renzo Telles, a realidade aumentada é uma tecnologia em potencial que está transformando o modelo de compra online, tornando-o ainda mais vantajoso tanto para os consumidores, quanto para os empreendedores. Esses últimos, além de possuírem um aumento na demanda de venda de mercadorias, também evitam prejuízos de produtos danificados pelo constante contato físico com o cliente.