Ao buscar um imóvel para comprar, o indivíduo pode se deparar com diversos termos técnicos do mercado imobiliário. Para Valdir Agostinho Piran, investidor imobiliário e presidente do Grupo Piran, entender a linguagem utilizada pelos profissionais do setor é fundamental na tomada de decisões por parte dos consumidores.
Claro que o domínio desses termos técnicos não é simples, afinal, alguns termos são pouco usuais, sendo comuns somente na comunicação entre profissionais do ramo de imóveis e possíveis clientes. Por isso, se você está se planejando para adquirir um imóvel, é importante conhecer alguns dos termos a seguir:
- Avaliação imobiliária: o acionista de empresas do setor financeiro, Valdir Agostinho Piran, compreende esse termo como a avaliação realizada por um profissional ou empresa do segmento que analisam uma série de critérios e aspectos do imóvel para, por fim, indicar um preço de venda.
- PCV (Promessa de Compra e Venda): destinado à compra e venda de um imóvel, esse tipo de contrato visa o acordo de cumprimento das ações de ambas as partes, sendo assinado após as negociações e antes do pagamento ou atualização de documentos.
- Habite-se: trata-se de uma proposta de ocupação e utilização de um imóvel recém-construído concedido pela prefeitura. O empresário Valdir Agostinho Piran comenta que, para evitar irregularidades, o imóvel passa por uma série de vistorias de companhias públicas e fiscais.
- Inadimplência: segundo o investidor imobiliário, Valdir Agostinho Piran, a inadimplência consiste no descumprimento de atividades obrigatórias por uma das partes. Como, por exemplo, o não pagamento das prestações de um imóvel dentro da data estabelecida em contrato.
- Averbação de imóvel: trata-se de uma atualização legal realizada no Cartório de Imóveis com intuito de indicar na matrícula do imóvel as principais modificações em sua estrutura (como reformas ou construção que amplie a área) ou nas condições do proprietário (como estado civil).