Você sabe como pode ajudar o mundo do esporte? De acordo com os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, o esporte tem sido uma área totalmente deixada de lado sem nenhum investimento desde muito tempo atrás. Por isso, veja neste artigo como a filantropia pode ser muito importante no mundo esportivo e como você pode se tornar um voluntário.
O esporte
O esporte consiste em atividades lúdicas que demandam esforço físico e mental, a fim de competir ou não por uma vitória. Você com certeza já deve ter praticado algum esporte, pelo menos na escola, então já deve ter a ideia do que é considerado esporte de verdade. Segundo Wemerson Paneguini, os esportes são práticas totalmente democratizadas, que não podem ser privatizadas ou pertencentes a uma empresa.
Isso nos leva à questão de que os jogos online não são considerados esportes, por mais que os jogadores insistam que faz parte dessa categoria. Os e-sportes são totalmente diferentes dos esportes, isto é, os jogos online não entram em uma categoria esportiva porque são privatizados por empresa, você não pode praticá-los sem um canal eletrônico que permita o seu acesso ao jogo, diferente dos esportes de verdade, que podem ser praticados a qualquer momento.
Por isso, Ana Lúcia Paneguini acredita que os e-sportes não precisam de filantropia como os esportes de verdade, afinal, são financiados por grandes empresas e não precisam de apoio para seu desenvolvimento como os atletas esportivos precisam para sua carreira crescer.
Como funciona a filantropia no esporte?
Como visto, o esporte perdeu muito apoio e investimento de anos para cá, por isso, hoje, muitos atletas vivem da filantropia. Para Wemerson Paneguini, não apenas os atletas vivem, mas muitas modalidades, instituições de esportes e até programas governamentais dependem dessa ajuda para não acabarem e dispensar os atletas que vivem de bolsas de atletismo.
Com isso, muitas pessoas que possuem grandes recursos reconheceram a necessidade que essa área precisa de sobreviver, movendo seus corações a serem voluntários e contribuírem financeiramente para que ONGs esportivas, instituições organizações e bolsas governamentais não acabem, fazendo com que o sonho de diversos atletas, de viver do esporte, seja concretizado com eficiência.
Sendo um voluntário
Para ser um voluntário no ramo esportivo, é sempre bom começar com recursos que podem ser úteis para as instituições financeiramente. Equipamentos e uniformes são itens importantes para diversas modalidades esportivas, tornando os atletas dependentes de muitas ações realizadas por filantropos como Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, que sempre estão em busca de reivindicar os direitos dos praticantes de esportes.
Por isso, se você quiser ser um voluntário, procure a organização mais perto de você e peça as informações sobre como você pode contribuir. Além disso, a doação de equipamentos como bolas de diversos tipos e também alimentos para o sustentos dos atletas bolsistas podem ser de grande ajuda para instituições governamentais que, de acordo com Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Paneguini, não têm tanto apoio assim.