1 – Amazon: casa, cozinha, eletrônicos e ferramentas
Ainda que a Amazon já esteja no Brasil há cinco anos, a gigante do e-commerce apresentou diversas novidades ao mercado nacional neste ano: em outubro de 2017, a rede começou a vender celulares, eletroeletrônicos e videogames.
Cerca de um mês depois, anunciou a venda de itens de casa e cozinha. Depois, foi a vez de ferramentas e materiais de construção.
Hoje, o marketplace da Amazon.com.br passa a contar com mais de 500 mil produtos, oferecidos por milhares de vendedores.
2 – Amazon Prime Video
Por aqui, a empresa encontrará concorrência da Netflix, HBO e Go e outros serviços menores, como o brasileiro Looke. Além de conteúdos exclusivos, o Amazon Prime Video ainda tem filmes e séries produzidas por outras empresas.
No lançamento, a Amazon terá uma assinatura promocional de 7,90 reais durante os seis primeiros meses. Depois desse período, a assinatura passa a 14,90 reais.
3 – Android Pay
O Android Pay, serviço do Google de pagamentos com celulares, chegou ao Brasil neste ano.
O Brasil foi o primeiro país da América Latina a receber o serviço, que já funciona em mais de 10 países atualmente.
Os cartões bancários serão vinculados ao aplicativo do Android Pay, ou seja, é preciso cadastrar o número, nome impresso, validade e data de segurança, como em uma compra online. Todas as informações são criptografadas, segundo o Google, para evitar vazamento de dados.
O Android Pay funciona por NFC (comunicação de campo próximo). Basta encostar seu smartphone em uma maquininha de cartão com suporte para essa tecnologia e autenticar o pagamento no app para que a transferência aconteça.
Os bancos parceiros no lançamento do serviço de pagamentos são Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Porto Seguro. Os cartões podem ser das bandeiras Visa, MasterCard e Elo.
4 – Joon
A Air France lançou oficialmente em setembro de 2017 a Joon, sua nova companhia aérea de baixo custo, visando atrair uma clientela mais jovem e recuperar a lucratividade de algumas rotas.
A Air France informou que a Joon começará voando para seis destinos. A partir de dezembro, a empresa inaugurou voos para quatro cidades europeias: Barcelona, Berlim, Lisboa e Porto. A Joon voará também para Fortaleza, no Brasil, e para Seychelles a partir do fim de março de 2018.
As tarifas individuais para cidades europeias devem partir de 39 euros, e as para o Brasil e Seychelles devem variar entre 249 e 299 euros.
5 – Miniso
Rival da Daiso, a Miniso está com planos agressivos de expansão. A loja de produtos japoneses quer chegar a 2 mil unidades no Brasil até 2020.
A inauguração da primeira loja da Miniso no país, em agosto de 2017, quebrou o recorde mundial de vendas em um dia: foram 153 mil reais em produtos.
Todos os itens são de marca própria. A maioria custará 9,90 reais, mas os preços começam em 3 reais e podem chegar a 200 reais. A empresa também pretende trazer eletrônicos, produtos de beleza, brinquedos e alimentos ao país.
Os planos da companhia para o Brasil também são dignos de recorde. Em 2018, o plano é abrir cerca de 200 lojas e, em 2019, outras mil lojas.