Qual Loja Comprar Notícias
  • Home
  • Economia
  • Mundo
  • Notícias
  • Sobre Nós
Font ResizerAa
Qual Loja Comprar NotíciasQual Loja Comprar Notícias
  • Home
  • Economia
  • Mundo
  • Notícias
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Economia
  • Mundo
  • Notícias
  • Sobre Nós
Qual Loja Comprar Notícias > Blog > Notícias > A estratégia da Allos para reutilizar lixo orgânico e diminuir a temperatura ao redor dos shoppings
Notícias

A estratégia da Allos para reutilizar lixo orgânico e diminuir a temperatura ao redor dos shoppings

Christian Herman
By Christian Herman 3 de junho de 2024 6 Min Read
SHARE

Empresa administra o Shopping Eldorado, que destina 110 toneladas de resíduos orgânicos por mês para a plantação de mudas em telhado verde; ações no grupo envolvem ainda reuso de água, energias limpas e neutralização de emissões

Desde 2012, o Shopping Eldorado destina as 110 toneladas de lixo orgânico geradas mensalmente na sua praça de alimentação para a compostagem interna. O resíduo, que seria descartado em aterros sanitários, vira adubo na plantação de mudas de legumes e verduras no telhado do shopping.

Conhecida como Telhado Verde, a área de 6 mil m² recebe o cultivo de 40 mil hortaliças a cada ano, pouco mais de 3 mil mudas por mês. A colheita dos alimentos, feita a cada 45 dias, é distribuída entre os funcionários do estabelecimento.

Além de dar uma destinação correta para o lixo produzido no shopping, a horta ainda ajuda a amenizar a temperatura da microrregião, segundo a superintendente do Shopping Eldorado, Bettina Quinteiro. “Desde o início da plantação das mudas, nós usamos menos o ar-condicionado, o que economiza também no consumo de energia”, conta.

O resíduo sólido, que chega a mais de 70 toneladas por mês, é destinado a 80 famílias de uma cooperativa responsável pela reciclagem e comercialização dos materiais. Dessa forma, o Eldorado já reduziu em 95% a sua destinação de lixo para aterros sanitários, e agora busca se tornar um empreendimento com zero geração de resíduos.

O shopping também criou a própria estação de tratamento de esgoto nas instalações. A capacidade é de gerar 240 mil litros de água de reuso por dia, o equivalente a 40% da água utilizada no shopping. A água tratada é utilizada em vasos sanitários, no resfriamento do ar-condicionado e na limpeza dos pisos.

As bitucas de cigarro e tampinhas de garrafas também recebem um direcionamento: em parceria com a Poiato Recicla, empresa de destinação de materiais, o resíduo dos cigarros é transformado em papel artesanal utilizado em oficinas de arte. As tampas plásticas, por sua vez, são enviadas para a ONG Eco Patas, que comercializa as tampinhas para custear a castração de animais abandonados ou de pessoas em vulnerabilidade social.

De acordo com Quinteiro, além da melhoria ambiental, as implementações também foram benéficas ao bolso. “Nosso investimento com todas as ações é em torno de R$ 40 mil por mês, mas a economia que tivemos, considerando o menor uso de energia e água, é por volta de R$ 1 milhão ao ano”, conta a superintendente.

Ação em larga escala na Allos
A Allos, empresa que controla o Shopping Eldorado, implementa ações similares em todos os shoppings que administra (por volta de 60 empreendimentos). O grupo, que nasceu da fusão da Aliansce Sonae e brMalls em 2023 e herdou operações em 16 Estados, quer alcançar 90% de taxa de reciclagem em todos os seus shoppings até 2030 — missão que esbarra nas distintas realidades de cada shopping antes da união das empresas.

Até o momento, 50% dos resíduos gerados nos estabelecimentos da Allos é destinado à reciclagem ou compostagem. Além do Eldorado, shoppings como Leblon (Rio de Janeiro) e Parque Dom Pedro (Campinas) já destinam corretamente mais de 90% do seu lixo, enquanto o Passeio das Águas (Goiânia) e o Metrópole (São Bernardo do Campo) têm taxas acima dos 80%.

A maior parte deles (77%, o que equivale a 41 shoppings) já apresentam modelos de compostagem e separação do lixo. Ao todo, são mais de 30 mil toneladas de resíduos destinados corretamente. Diretora jurídica e coordenadora da comissão de ESG da Allos, Paula Fonseca conta que para melhorar a atuação além das áreas comuns, a companhia realiza treinamentos com os lojistas para que separem o lixo dentro dos seus estabelecimentos.

“Muitos dos nossos esforços dependem dos lojistas. Já fizemos treinamentos com 12 mil funcionários das lojas para que tenham a formação e entendam os processos na coleta seletiva”, afirma.
Entre as metas da empresa, está a utilização completa de energias renováveis e limpas até 2030. Hoje, a taxa está em 85%. No Franca Shopping, uma usina de energia solar é responsável por toda a eletricidade nas áreas comuns do local.

A emissão de carbono também está nos objetivos: a empresa quer neutralizar a geração de gases causadores do efeito estufa até 2040, mas antecipou a meta nos quatro shoppings que possui na Bacia Amazônica. “Com a expectativa da COP30, para comemorar que a Conferência do Clima da ONU está chegando no Brasil e no Pará, os shoppings da Allos em Belém e Manaus vão neutralizar suas emissões ainda neste ano. É uma ação para comemorar”, conta Fonseca.

Líder da estratégia de sustentabilidade no maior grupo de shoppings do Brasil, Paula afirma que a Allos tem a responsabilidade de mostrar para o setor que os cuidados ambientais podem ser benéficos para o meio ambiente e para as finanças. “As mudanças e metas que fizemos têm potencial de impactar e engajar a cadeia toda, melhorando os hábitos de todo o setor de shoppings. Queremos mostrar resultado e mudar para que crie um incentivo nas melhores práticas sustentáveis”, diz.

TAGGED:Romulo Gonçalves dos Santos
Share This Article
Facebook Twitter Email Copy Link
Leave a comment Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leonardo Siade Manzan
Futuro da tributação: navegando nos desafios da economia digital
Notícias
Robson Gimenes
Transformando o mercado financeiro: a versatilidade do Shield Bank nas soluções corporativas
Notícias
Gabriel “MiT”
MiT LoL: Os videogames portáteis estão voltando? Saiba mais sobre uma possível tendência para os próximos anos
Notícias
Francisco Gonçalves Peres
Um cenário em crescimento: confira os principais avanços e desafios do empreendedorismo feminino
Notícias

Lei mais sobre...

IBDSocial
Notícias

Desvende o poder da inteligência de dados: otimizando processos

By Christian Herman 17 de março de 2025
Eloizio Gomes Afonso Durães
Notícias

Descubra a emoção e reflexão no livro “Histórias e Poesias” 

By Christian Herman 25 de setembro de 2024
Renzo Ferreira Telles Júnior
Notícias

A era da realidade aumentada: como as empresas estão se adaptando

By Christian Herman 25 de setembro de 2024
Walter Duenas
Notícias

Saiba quais são os desafios e estratégias na gestão de estoque hospitalar

By Christian Herman 25 de setembro de 2024
Eloizio Gomes Afonso Durães
Notícias

Desvendando “Eu sou João Pires”: a saga da família paulista

By Christian Herman 25 de setembro de 2024
Paulo Augusto Berchielli
Notícias

Entenda com Paulo Augusto Berchielli como as gorduras boas podem impulsionar sua energia e clareza mental

By Christian Herman 7 de janeiro de 2025
Qual Loja Comprar Notícias

QualLojaComprar é o seu guia completo para um mundo em constante transformação. Nossas notícias abrangem desde as últimas novidades em tecnologia e política até os principais acontecimentos do Brasil e do mundo. Conteúdo de qualidade, atualizado em tempo real.

Gabriel “MiT”
MiT LoL: Os videogames portáteis estão voltando? Saiba mais sobre uma possível tendência para os próximos anos
12 de maio de 2025
Robson Gimenes
Transformando o mercado financeiro: a versatilidade do Shield Bank nas soluções corporativas
16 de maio de 2025

© 2025 Qual Loja Comprar – [email protected] – tel.(11)91754-6532

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?